EntrefocUS rompe o que conhecemos como coffee break

EntrefocUS rompe o que conhecemos como coffee break

Toda marca nasce de uma ideia, porém algumas vão além do convencional. Foi o caso da EntrefocUS. Trata-se de um projeto inovador idealizado por Tatiana Vianna, que une neurociência e nutrição em uma experiência sensorial única. Para transformar esse conceito em uma identidade de marca autêntica e coerente, Tatiana contou com a expertise de Rosana Silveira, especialista em branding.

Nesta entrevista, Rosana conta os bastidores do processo criativo que deu forma à EntrefocUS. Ela revela desde a busca pela essência da marca até a lapidação do naming, que simboliza conexão, coletividade e propósito. O resultado: uma marca viva, que traduz o olhar visionário de Tatiana e o poder de unir o racional ao intuitivo, nutrindo o corpo e a mente.

Confira a seguir como foi esse processo de criação e o que torna a EntrefocUS uma marca original e verdadeiramente única.

Qual foi a demanda que a Tatiana Vianna trouxe para você?

Rosana Silveira: A Tatiana tinha um conceito inovador desenvolvido, muito bem estruturado, porém não tinha uma identificação de marca da empresa em si. Também não tinha um naming que pudesse representar o seu projeto. Então, desenvolvemos o branding, buscando as características da gestora com elementos gráficos e textuais que pudessem representar essa nova área que ela está criando, que por sinal é incrível.

Como foi o processo de concepção da marca EntrefocUS?

Primeiramente, trabalhamos o seu lado essencial, ou seja, o que chamamos de essência de marca. Para este processo, utilizamos o estudo de arquétipos para entender questões identitárias e o tarot como ferramenta intuitiva para entender as nuances da personalidade da Tatiana.

Esse desenvolvimento contou com a participação de algum profissional em identidade verbal?

Sim, a RDA Comunicação Corporativa. Fizemos reuniões com a Renata de Albuquerque, jornalista e idealizadora da RDA, a para entendermos o tom de voz e a identidade verbal da EntrefocUS, tudo aplicado ao storytelling. Toda a semana nos reunimos para explorar essas particularidades. Assim desenhamos a marca à mão e depois finalizamos no computador. Como a marca é todo o arsenal que caracteriza a expressão comunicacional do negócio, tudo foi projetado a partir do resultado das nossas avaliações.

O que mudou da ideia inicial, desde a concepção do projeto da Tatiana Vianna, até o desenvolvimento final da marca EntrefocUS?

Não sei se seria uma mudança, mas uma construção que foi sendo lapidada a cada semana. O naming já havia aparecido, mas buscamos outras alternativas para testar a desenvoltura da marca. O naming foi lapidado pela Tatiana e pela sua irmã, que aplicaram o US em letras maiúsculas, dando o toque final. Podemos dizer que essa ideia foi a cereja do bolo.

E qual foi o maior desafio na criação da versão final da marca?

A definição do modelo de negócio. Isso é essencial para posicionarmos a marca no mercado, justamente para percebermos qual será o ponto em que vamos conseguir espaço de vendas, partindo de uma problemática que deverá ser percebida pelo público.

Então, qual é o principal diferencial da EntrefocUS como marca?

O diferencial da EntrefocUS é justamente quebrar, romper o que conhecemos como coffee break e fazer as pessoas embarcarem numa experiência sensorial e magnética. E a marca traduz esse conceito. Outra questão foi que desenvolvemos o lado holístico dos sete chakras com a neurofuncionalidade. Penso que isso ainda é um processo que precisamos construir ao longo da trajetória da marca, mas já estamos bem avançados para o que a EntrefocUS se destina.

Como chegaram no nome EntrefocUS?

Depois de algumas tentativas, o EntrefocUS foi finalizado pela Tatiana e por sua irmã que percebeu que o sufixo US poderia dar mais sentido à proposta, chamando para o “nós”, para o coletivo. Essa experiência não funciona só para uma pessoa, mas na sinergia do momento, em que todos se envolvem nesse despertar sensorial.

Quais características de Tatiana Vianna são encontradas na EntrefocUS?

Ela é a conexão “Entre” o “foco” da mente, sincronizado com a funcionalidade que é dada pela neurociência (seu principal estudo) e Entre “nós”, que vai ao encontro com a visão mais holística, despertando o sensorial. Assim, os alimentos montados pela Tatiana são estratégicos para criar a sinergia com os sete chakras.

O que é único na personalidade da marca?

O método da Tatiana é extremamente inovador, porque une duas áreas diferentes que convergem entre a ciência e o holístico, transformando um estudo bem aprofundado na área acadêmica em algo totalmente sensorial, intuitivo e mágico, tudo feito com base científica.