Comportamento alimentar, prazer e equilíbrio inspirados pela Dra. Sophie Deram

Comportamento alimentar, prazer e equilíbrio inspirados pela Dra. Sophie Deram

Apesar de sempre ter tido uma relação saudável e intuitiva com a alimentação, Tatiana Vianna não se reconhecia em um modelo de nutrição focado apenas em números, restrições e tabelas. Faltava algo que fizesse sentido humano, emocional e cultural. 

E isso aconteceu quando Tatiana conheceu a Dra. Sophie Deram, nutricionista e pesquisadora franco-brasileira reconhecida por sua abordagem sobre comportamento alimentar, prazer e equilíbrio. Ao longo do curso com a Dra. Sophie, Tatiana encontrou um novo caminho e fez as pazes com a nutrição, além de compreender o que realmente significa nutrir.

Feliz com a ciência

A Dra. Sophie Deram costuma dizer: “não coma menos, coma melhor”. Essa frase simples, mas profundamente transformadora, marcou Tatiana. A partir dela, a idealizadora da EntrefocUS percebeu que o ato de comer vai muito além da contagem de calorias. Trata-se do comportamento, da emoção, da memória e até mesmo da própria presença.

Enquanto a Dra. Sophie ensina as pessoas a fazerem as pazes com a comida, ela inspirou Tatiana a fazer as pazes com a nutrição. Ela reencontrou uma nutrição que respeita o corpo e a mente. Deste ponto de vista, o comportamento é tão importante quanto os nutrientes. Essa virada não apenas ressignificou a sua prática profissional, mas deu também um novo sentido ao objetivo de Tatiana Vianna: promover experiências humanas e sensoriais baseadas no equilíbrio e no sentir.

O prazer de comer é um ato essencial da vida

Outra lição marcante da Dra. Sophie é a importância do prazer de comer. Ela ensina que o prazer é um sinal de equilíbrio, não de descontrole. Tatiana incorporou essa visão em sua vida e em seus atendimentos. “Reconheci que comer bem é um ato de presença, de afeto e de autocuidado. Comer é, também, um gesto emocional. Nós nos alimentamos de sentimentos, de histórias, de partilhas”, reforça Tatiana.

Ou seja, ela compreendeu, com respaldo científico, algo que já intuía há muito tempo. A nutrição não está apenas no prato, mas em tudo o que nos nutre emocionalmente como as conversas, as pausas, o olhar acolhedor, a energia do ambiente, entre outros aspectos.

Fome não é vilã

Entre as muitas frases da Dra. Sophie que marcaram Tatiana, uma ecoa de maneira especial. É ela: “podemos de tudo, mas não tudo.” “Essa ideia traz equilíbrio, é o ponto em que o prazer encontra o cuidado”, diz Tatiana. A doutora também ensinou a ela que a fome não é uma vilã. Ao contrário, sentir fome é natural, é uma parte do corpo em funcionamento. É um convite à escuta interna. Então, Tatiana passou a valorizar essa escuta como parte essencial da relação com o corpo e com o nutrir. “Reconhecer os sinais de fome e de saciedade é resgatar a autonomia alimentar, libertando-se das regras externas e das culpas impostas por uma cultura de dietas restritivas”. Sendo assim, esse olhar compassivo e científico reforçou algo que ela sempre acreditou: a nutrição precisa ser humana antes de ser técnica. 

Epigenética: escolhas e emoções também nos definem

Um dos temas que mais encantou Tatiana no trabalho da Dra. Sophie foi o olhar sobre a genética. Ela ensina que a genética não é o destino de ninguém. Ela pode indicar tendências, mas não determina o que somos ou o que seremos. O que realmente importa é a epigenética, que é a forma como nossos comportamentos, emoções e estilo de vida interagem com os genes, ativando ou silenciando certas respostas biológicas. Em outras palavras, nós participamos ativamente da construção da nossa saúde.

Essa visão inspirou Tatiana a enxergar o ser humano como um organismo dinâmico, moldado não apenas por heranças genéticas, mas também por escolhas, emoções e contextos. Foi um ponto de virada. Mais uma vez, foi a confirmação científica de algo que ela já intuía, no caso, de que nada está pronto, tudo pode ser transformado.

Lições da Dra. Sophie Deram: base da EntrefocUS

As lições da Dra. Sophie Deram não ficaram apenas no campo pessoal. Elas se tornaram base conceitual para o trabalho de Tatiana à frente da EntrefocUS. Hoje, cada projeto criado por ela parte do mesmo princípio que aprendeu com Dra. Sophie. Ou seja, a união entre a ciência e a emoção, o corpo e a mente, a razão e o prazer.

Assim como no ato de comer, as experiências sensoriais da EntrefocUS buscam nutrir de forma integral, bem como alimentar os sentidos, despertar conexões e valorizar o equilíbrio entre o estímulo e a escuta.

Tatiana Vianna carrega uma profunda gratidão pela Dra. Sophie Deram. E deixa uma homenagem: “sou eternamente grata, não apenas pelo conhecimento científico, mas por ter encontrado nela uma validação para algo que já existia dentro de mim. O desejo de construir uma nutrição mais gentil, prazerosa e verdadeira aflorou ainda mais”.

Ao fazer as pazes com a nutrição, Tatiana também fez as pazes com a sua própria história.
E foi assim, de maneira orgânica e inspiradora, que ela passou a nutrir com ciência, sensibilidade e propósito: a razão de ser da EntrefocUS.